Global Business Identifier (GBI) – Uma Iniciativa de Transformação Comercial

O Conselho Executivo Fronteiriço Interagências (BIEC) criou uma nova Prova de Conceito Avaliativa (EPoC) que irá testar três diferentes identificadores de entidades e estabelecer qual a combinação mais adequada para uma identificação inequívoca: as principais entidades jurídicas, as suas posições de titularidade, e localizações específicas em todas as funções da cadeia de fornecimento global. A EPoC do GBI tem como objetivo operar dentro do Ambiente Comercial Automatizado com planos de lançamento para a primavera de 2022.

Na Virtual Trade Week, os participantes puderam testemunhar uma apresentação onde os Serviços Aduaneiros e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) afirmaram que no ano financeiro de 2020 houve mais de 365,000 importadores ativos, bem como 16,500 despachantes aduaneiros. Ainda que estes agentes sejam obrigados a apresentar um número de identificação do fabricante/exportador para todas as importações, os CBP declararam que o MID carece da qualidade, diversidade e singularidade em relação aos dados necessários para uma visão rigorosa da cadeia de fornecimento. Este problema refere-se ao número total de remessas processadas pelos CBP, que, no ano financeiro de 2020, incluiu 28,5 milhões de contentores de carga, 32,8 milhões de registos de importação, e 148 milhões remessas de valor de minimis por via aérea, mais 94 milhões por camião.


As soluções propostas pelo GBI

Legal Entity Identifier (LEI)

O LEI é um identificador alfanumérico com 20 dígitos, dotado de elementos de dados de referência específicos a uma entidade jurídica.

A partir de 2022-04-13, foram emitidos 2.112.123 LEIs em todo o mundo e os números crescem rapidamente.

Data Universal Numbering System  (DUNS)

O DUNS é um identificador numérico com 9 dígitos e não-indicativo que identifica estabelecimentos comerciais exclusivos com uma biblioteca de mais de 200 elementos de dados de referência.

No mundo inteiro já foram registados mais de 300 milhões de DUNS.

Global Location Number (GLN)

O GLN é um identificador numérico composto por 13 dígitos contendo vários elementos de dados de referência subjacentes, que são personalizáveis nos aspetos da localização, função e operações.

Mais de 2 milhões de empresas que utilizam as normas GS1, e 100 milhões de produtos possuem códigos de barras GS1. 


Prova de conceito avaliativa GBI

Os CBP indicaram que o grupo de trabalho interagências está já a criar uma prova de conceito avaliativa que testará as soluções propostas e identificará a melhor combinação destes três identificadores de entidade, que indicam inequivocamente a propriedade, empresas específicas, e localizações globais, e papéis na cadeia de fornecimento, bem como funções. Os participantes voluntários no teste deverão submeter os três identificadores para o fabricante/produtor, vendedor e exportador (não importa se são ou não a mesma entidade), através da Interface Automatizado do Corretor. O envio de identificadores para o distribuidor, exportador, e embalador continuará a ser opcional. Porém, até a avaliação completa do teste ser realizada, o MID continuará a ser exigido e aceite em paralelo.

O teste abrangerá 10 países: China continental, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido, França, México, Vietname, Itália, e Singapura.

O teste compreenderá 6 categorias de produtos: álcool, dispositivos médicos, artigos pessoais, marisco, brinquedos, e mercadorias devolvidas nos Estados Unidos.

Por conseguinte, podem participar os membros comerciais que efetuem negócios num dos países mencionados e importam um produto numa destas categorias.